background hero blog

O nosso futuro será sustentável? Descubra as previsões para os próximos anos!

Single Pattern 1
2023 New Year road trip travel and future vision concept . Nature landscape with highway road leading forward to happy new year celebration in the beginning of 2023 for fresh and successful start .

A energia solar já está se consolidando no mundo todo como uma das melhores fontes energéticas. Renovável e econômica, ela ajuda a driblar os constantes aumentos na conta de luz e ainda protege o meio ambiente. 

A tendência é que, ao longo dos anos, ela se torne cada vez mais uma opção de destaque para quem procura alternativas ao sistema tradicional. Mas, como será o futuro da energia fotovoltaica? Nesse artigo, vamos apresentar um pouco do cenário atual e das previsões para os próximos anos. Confira!

Como está o mercado de energia solar atualmente?

No Brasil, os sistemas solares se tornam cada vez mais populares. No início do ano, entrou em vigor a Lei 14.300, que regulamenta alguns aspectos da geração e distribuição de energia a partir de fontes renováveis. 

Previa-se que a nova norma pudesse espantar os consumidores, já que adiciona uma taxa para o armazenamento de energia ligada à rede pública. Porém, a opção não se tornou menos vantajosa, e isso logo foi percebido pelo mercado. 

Mesmo com essas mudanças, o segmento não sofreu impactos negativos, pelo contrário: em 2023, a energia solar se tornou a segunda maior fonte em capacidade instalada no Brasil, atrás da hidrelétrica. Atualmente, a capacidade de todos os painéis fotovoltaicos do país supera a de Itaipu, a maior usina hidrelétrica brasileira. 

O crescimento não deve parar por aí. A expectativa é que, em 2023, os investimentos mundiais em energia solar superem o valor gerado através da produção de petróleo, somando cerca de US$ 380 bilhões. 

Nos próximos anos, encontraremos ainda mais estabilidade para o ramo fotovoltaico, com um cenário que estimula os investimentos na área e dá segurança para o público adotar essa tecnologia.

Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em 2024 devemos ter mais 800 mil sistemas on grid instalados em todo o território brasileiro. Num contexto mundial, a previsão é que metade da energia global seja solar e eólica até 2050. 

Sustentabilidade no mundo corporativo e o papel da energia solar

Outra tendência que já está forte e deve se manter é o envolvimento das empresas com ações sustentáveis. Diversas instituições, de todos os portes, já têm o cuidado ambiental como um dos seus pilares. 

De acordo com a consultoria Forrester, ao menos 70% das organizações enxergam o desenvolvimento sustentável como uma pauta de destaque. Afinal, quem valoriza e investe nesse aspecto alcança uma vantagem competitiva importante. 

A energia solar pode ajudar os negócios a se adequarem a essa nova realidade, pois é uma forma de diminuir o impacto nos recursos naturais, especialmente para empreendimentos que demandam um grande gasto energético. Além disso, ainda oferece o benefício da economia financeira. 

Portanto, o uso corporativo de painéis solares deve crescer muito, contribuindo para a evolução do segmento. 

Aposte nessa inovação que não para de crescer

Aproveite você também os benefícios dessa fonte energética que preserva o planeta e o seu bolso. Entre em contato e descubra como ter energia solar em sua casa ou empresa. 

 

Asset newsletter

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

    Single Pattern 1