Os painéis solares são os equipamentos responsáveis por captar a luz solar e transformá-la em uma corrente elétrica. Ou seja, são os protagonistas dos sistemas fotovoltaicos, graças às suas células feitas de materiais semicondutores.
Já se perguntou como essas peças são produzidas? A seguir, vamos apresentar um pouco da composição e do processo de fabricação desses itens. Boa leitura!
Quais materiais estão presentes nos painéis solares?
Confira algumas das principais peças do equipamento:
- Célula fotovoltaica
Consiste, geralmente, em cristal de silício ultrapuro. Tem menos de 2 mm de espessura e é nela que acontece a reação físico-química que transforma a luz em energia.
- Vidro fotovoltaico
O vidro usado nos painéis é de um tipo especial, que tem um baixo teor de ferro, para ser menos reflexivo e deixar a luz atravessar. É muito durável, resistente até contra chuvas de granizo fortes.
- Filme encapsulante
É um selante feito em acetato-vinilo de etileno, especialmente projetado para proteger as células fotovoltaicas dos danos causados pelo clima e umidade.
- Backsheet
Colocado na parte traseira do painel, é um filme branco que resguarda os componentes internos e age como isolante térmico.
- Caixa de junção
Uma peça fundamental, é onde as células se conectam eletricamente. Fica colada também na parte traseira.
- Molduras do painel
Ao redor do painel, oferecendo durabilidade e protegendo durante a instalação,ficam as molduras de alumínio. Para assegurar a robustez, o material deve ser anodizado.
Como é o processo de fabricação dos painéis?
Veja o passo a passo realizado nas indústrias especializadas em sistemas fotovoltaicos:
- Limpeza do vidro
Sujeiras como poeira ou gordura das mãos podem fazer com o que o encapsulante descole do vidro com o tempo. É usada uma máquina específica para isso, que trata a água utilizada para a lavagem através de um processo chamado osmose reversa.
- Interconexão das células
Essa é uma das etapas mais importantes. As células são conectadas entre si através de fios condutores feitos de cobre ou alumínio, geralmente. O lado inferior de uma célula é ligado à parte superior da outra, formando séries.
- Montagem da matriz de células
Consiste em posicionar as células conectadas sobre o vidro e o selante. É um procedimento bastante delicado, realizado com uma máquina especial para assegurar a integridade das células e o posicionamento correto.
- Posicionamento do selante e do backsheet
A segunda folha do selante é colocada em cima das células, seguida pelo backsheet.
- Laminação do painel
Os painéis entram em uma máquina de laminação, quatro de cada vez. Esse processo faz com que o selante se derreta, formando uma junção perfeita entre todas as camadas.
- Corte das rebarbas
É removido o excedente de selante e backsheet nas laterais.
- Fixação da caixa de junção
Ela é colada ao painel com silicone ou um tipo de fita especial.
- Adição das molduras
Com uma prensa semi-automática ou automática, a moldura de alumínio é instalada.
Agora, o painel já está pronto! Antes de ser enviado para o consumidor, ele passa por testes; alguns deles são para verificar a sua potência, eficiência, tensão e corrente, para certificar que está com as especificações necessárias.
Já conhece as vantagens de escolher a energia solar?
Entre em contato e veja como você pode ter mais economia e estabilidade com essa tecnologia. Conte conosco!