Quem já manifestou interesse em instalar painéis solares, provavelmente, tem muitas dúvidas sobre o assunto, já que essa é uma tecnologia relativamente recente. Além disso, é possível se deparar com informações que não correspondem à realidade da energia solar.
A seguir, vamos desmistificar cinco ideias comuns sobre o uso de painéis solares. Acompanhe.
5 mitos em relação à energia solar
Vamos juntos desmistificar essas concepções erradas:
- MITO 1: “A energia solar é cara”
Na verdade, a energia solar é uma das opções de melhor custo-benefício. Os valores para adquirir e instalar seus próprios painéis solares têm diminuído significativamente ao longo dos anos, tornando-os um investimento altamente rentável a longo prazo. Geralmente, se pagam em até cinco anos e podem durar mais de duas décadas.
Além disso, a redução na conta de luz pode chegar a até 95%, o que também torna a energia solar uma alternativa extremamente vantajosa. Os custos de manutenção também são baixos, e existem diversos programas de incentivo do governo e de instituições financeiras para aqueles que desejam aproveitar essa fonte de energia.
Somando todos esses fatores, podemos afirmar que a energia solar não é cara!
- MITO 2: “No inverno, os painéis solares não produzem muita energia”
A geração de energia solar não está relacionada ao calor, mas sim à luz. Portanto, mesmo em dias nublados, os painéis solares continuam a ser alimentados pela luminosidade solar.
É importante lembrar que os sistemas fotovoltaicos não produzem energia à noite, no entanto, isso não representa um problema. Durante o período diurno, geralmente é gerado um excedente de energia que é exportado para a rede pública, acumulando créditos na conta de luz. Esses créditos são utilizados para abastecer os lares e estabelecimentos que fazem uso da energia solar durante a noite ou em períodos de baixa luminosidade.
- MITO 3: “Os painéis solares não podem ser retirados depois de instalados”
Os painéis solares e todo o sistema fotovoltaico podem ser removidos e até mesmo instalados em outro local. Mesmo se você se mudar, é possível levar a sua estrutura de energia solar para a nova residência.
Para fazer isso, é recomendável entrar em contato com a equipe que realizou a instalação dos equipamentos, a fim de assegurar que o processo de remoção seja conduzido sem problemas.
- MITO 4: “Todos os painéis fotovoltaicos são iguais”
Existem vários modelos no mercado, com diferentes tamanhos, marcas, materiais e potências. Além disso, as peças também variam em qualidade e eficiência. Por essa razão, é fundamental contar com apoio profissional na hora de adquirir os equipamentos ideais para a sua casa, uma vez que a diversidade de opções pode dificultar a escolha.
- MITO 5: “Instalar painéis solares pode danificar a estrutura do local”
Os sistemas fotovoltaicos são instalados de forma que não prejudicam o telhado. Na verdade, o que ocorre é o oposto: eles ajudam a proteger a superfície, que não estará sujeita ao contato direto com os raios ultravioleta e com chuvas de granizo, por exemplo.
Aproveite as vantagens de escolher a energia solar
O nosso principal objetivo é levar os benefícios dos sistemas fotovoltaicos até você. Fale com a gente e veja como podemos fazer isso!