background hero blog

Locação e assinatura de energia solar: existe diferença entre as duas?

Single Pattern 1

A energia solar está se popularizando como uma fonte energética limpa, renovável e econômica. Porém, nem todas as pessoas ou empresas têm condições estruturais ou até mesmo financeiras para fazer um investimento inicial assim e instalar os próprios painéis solares. 

Como solução a esse problema, surge a possibilidade de locação de placas fotovoltaicas ou de assinatura de energia. Mas, existe diferença entre esses dois métodos? Continue lendo para descobrir!

Qual é a diferença entre locação e assinatura de energia solar?

Na verdade, a única diferença é o nome. Tanto os planos de assinatura, quanto o chamado aluguel ou a locação são a mesma coisa. Eles consistem na geração compartilhada, um modelo permitido e regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), segundo a resolução 687/2015. 

O termo “assinatura” é usado por algumas empresas para remeter aos serviços de streaming, como Netflix e Spotify, onde o cliente paga por mês, sem nenhum outro investimento, apenas o valor definido em seu plano. Mas, essencialmente, a locação oferece o mesmo serviço. 

Como funciona a locação e a assinatura de energia solar?

A empresa geradora de energia cria um espaço próprio para a infraestrutura da locação, o que chamamos de fazenda solar. Geralmente, são locais com grande incidência de raios solares. Ali, são instalados diversos painéis fotovoltaicos. 

A energia gerada vai para a rede elétrica, rendendo “créditos”, que são comprados pelo cliente e abatidos de sua conta de luz. O consumidor e a fazenda solar precisam estar na mesma área de concessão. 

Quais são as principais vantagens de alugar ou assinar energia solar? 

Veja os principais benefícios de apostar nesse modelo:

  • Economia garantida

Mesmo pagando uma mensalidade, a economia gerada nesse formato vale muito a pena, rendendo, em média, 15% de desconto. Para negócios que usam muita eletricidade, é uma possibilidade bastante vantajosa. 

  • Menos dor de cabeça

Além de gerar economia, optando por esse modelo não é preciso se preocupar com instalação ou manutenção dos painéis solares, já que tudo fica à cargo da empresa em sua fazenda. 

  • Início rápido

O início da concessão da energia pode ser praticamente imediato, dependendo da estrutura da instituição geradora. Com isso, o retorno financeiro também vem mais rápido. 

Tenha a sua energia solar com praticidade e menos gastos!

Aqui, na Helos+, oferecemos o serviço de aluguel como uma alternativa para quem quer usufruir da energia solar sem precisar de grandes investimentos iniciais. 

Além disso, essa é uma ótima opção para quem tem o seu empreendimento em um imóvel alugado, eliminando a necessidade de realizar mudanças estruturais no prédio. 

Comece essa mudança já falando conosco

 

Asset newsletter

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

    Single Pattern 1