background hero blog

Certificados de energia renovável: o que são e como impactam a sua empresa?

Single Pattern 1

Mais do que garantir a entrega de soluções de qualidade aos clientes e manter uma relação estreita com fornecedores e funcionários, é igualmente fundamental que as empresas adotem medidas relacionadas à preservação do meio ambiente. Nesse cenário, que envolve a imagem do negócio, os certificados de energia renovável (RECs) desempenham papéis de destaque. 

Neste artigo, você está convidado a saber o que são os RECs e como eles impactam a sua empresa. 

O que são os certificados de energia renovável (RECs)

A sua empresa quer ter economia sustentável, estar livre da emissão de gases poluentes e dos impactos causados pelo consumo de energia? Se a resposta for sim, saiba que os RECs, sigla de Renewable Energy Certificate (certificado de energia renovável, na tradução para o português) são ideais para você!

Os certificados documentam o consumo de energia a partir de fontes renováveis e promovem transformações que alçam as empresas a um patamar de responsabilidade socioambiental. As empresas que fazem a compra desta ferramenta são abastecidas com energia da rede local, uma espécie de “mix” de fontes renováveis (eólica, hídrica e solar) e não renováveis (térmicas a óleo, gás ou nucleares).

Em contrapartida, as organizações investem na geração da mesma quantidade consumida em energia limpa. Desse modo, apropriam-se apenas da parte limpa inserida no sistema. 

Cabe destacar que o compromisso de reduzir as emissões de CO² já é uma realidade em diversas empresas mundialmente conhecidas, como Amazon, Google e Walmart.

Benefícios dos certificados de energia renovável

Além das informações mencionadas acima, os certificados de energia renovável atestam que a energia consumida é realmente limpa e proveniente de fontes renováveis. 

Outro ponto importante é que a energia comprada com os RECs pode ser utilizada para neutralizar as emissões indiretas pelo consumo de energia do Inventário de Emissões de GEE, no Programa Brasileiro GHG Protocol. 

Entre os principais benefícios da compra dos certificados, estão:

  • Empresas comprometidas com a preservação ambiental se diferenciam de suas concorrentes e ampliam a sua reputação no mercado;
  • O compromisso com o ecossistema, garantido a partir dos RECs, permite que as organizações zerem ou compensem suas emissões de CO² para inventários do GHG Protocol;
  • Há, ainda, a possibilidade de ser reconhecida mundialmente a partir da audição realizada por órgãos renomados, o que também fortalece a reputação da marca.

 

Leia outros conteúdos da Helos+

Que tal mergulhar no universo da energia renovável? Clique aqui e confira outros artigos no blog da Helos+. 

 

Asset newsletter

Receba conteúdos exclusivos no seu e-mail

    Single Pattern 1