Você já se perguntou como os imóveis, as indústrias e os equipamentos movidos a partir do sol continuam funcionando à noite? Está aqui a resposta: assim como acontece com outros tipos de eletricidade, é possível armazenar a energia solar para ser usada conforme a demanda.
Nesse artigo, vamos explicar um pouco mais sobre como isso funciona e quais são os benefícios dessa técnica para o mercado de energia e ao planeta. Continue lendo e descubra!
Como é feito o armazenamento de energia?
A energia elétrica é fácil de gerar, transmitir e transformar, porém, armazená-la, é preciso que seja transformada em energia mecânica ou química.
É assim que, por exemplo, as usinas hidrelétricas trabalham, já que concentram a energia no bombeamento de água. As baterias também guardam energia a partir de elementos químicos e são consideradas a forma mais eficiente de fazer esse processo.
Qual é a melhor maneira de armazenar energia solar?
No Brasil, a energia solar fotovoltaica é armazenada principalmente em baterias de chumbo-ácido e níquel-cádmio. Porém, seu custo é elevado e duram muito menos do que o gerador, necessitando de diversas trocas ao longo dos anos.
Em outras partes do mundo, o íon de lítio é a primeira opção. As baterias desse material são usadas na Ásia, América do Norte e Europa, e oferecem alta capacidade de armazenamento e durabilidade excelente. Elas estão presentes em diversos carros elétricos, inclusive nos da Tesla, e também em celulares e notebooks.
No futuro, a junção da energia solar e das baterias de lítio deve fazer parte da maioria dos veículos movidos à eletricidade. No Brasil, o que ainda impede o uso das baterias de íon de lítio em grande escala, como nas usinas fotovoltaicas, é o seu valor alto.
Qual é a importância do armazenamento eficiente de energia solar?
O armazenamento de energia solar é fundamental para completar a transição energética, popularizando o uso de fontes limpas, renováveis e com baixo impacto ambiental. Por isso, é necessário encontrar formas de realizá-lo com potência, eficácia e bom custo-benefício.
Ao investir em métodos economicamente viáveis para armazenar a energia solar, a sua produção será flexibilizada e ela estará presente no dia a dia de todos. Ou seja, o armazenamento de energia fotovoltaica faz parte da evolução do mercado de eletricidade, gerando um consumo mais sustentável.
Participe dessa mudança!
Quer dar o primeiro passo para fazer parte dessa transformação, onde a tecnologia e a sustentabilidade andam juntas? Fale conosco! Democratizamos e simplificamos a energia solar para você e para o seu negócio. Saiba mais aqui.