
Com a contínua expansão do mercado de energia solar, diversas variedades e marcas de painéis fotovoltaicos estão disponíveis no mercado, suprindo diferentes necessidades. Existe um modelo adequado para cada realidade.
Em dúvida sobre como deve ser o painel para o seu sistema fotovoltaico? Nesse artigo, você vai conhecer as principais características que devem ser levadas em conta na hora de fazer essa escolha. Boa Leitura!
O que é o painel solar?
Também chamado de painel fotovoltaico, é o equipamento responsável por transformar a luz do sol em eletricidade. É composto de placas que captam a luminosidade, feitas, geralmente, em silício, telureto de cádmio, seleneto de cobre, índio ou gálio.
O painel é o coração da energia solar, por isso, deve ser de ótima qualidade para que todo o sistema funcione corretamente, com eficiência e segurança e oferecendo vantagens para o usuário.
Como escolher o painel solar ideal?
Veja quais são os pontos a considerar na hora de escolher o seu painel solar:
- Eficiência
A eficiência de um painel é a porcentagem de energia solar captada que é convertida em energia elétrica. Para tomar uma decisão assertiva, é preciso avaliar qual é a necessidade energética da residência ou empresa que receberá o sistema, selecionando um equipamento que garanta esse abastecimento.
- Coeficiente de temperatura
Os painéis solares tendem a ser impactados pelo calor, quando ultrapassa os 25°C. Especialmente em regiões muito quentes, é necessário avaliar o coeficiente de temperatura, que indica o percentual de perda de potência a cada grau aumentado. A taxa ideal fica entre 0,45 e 0,3%.
- Durabilidade
Todo painel solar é feito para durar cerca de 25 anos ou mais. Com o passar do tempo, ele vai perdendo a sua eficiência, o que pode diminuir a vida útil. Os melhores fabricantes oferecem opções com perda anual de apenas 0,5%, gerando maior durabilidade.
- Garantia
Certifique-se que o modelo escolhido tem garantia em caso de defeitos. Alguns painéis oferecem cobertura de até 12 anos.
- Custo-benefício
Não se pode escolher um painel fotovoltaico pensando apenas em custo, mas, é importante avaliar os valores e selecionar uma opção que caiba em seu orçamento. Em caso de locais menores e que não demandam um uso intenso de eletricidade, como residências, não é necessário comprar o modelo mais caro, e sim um que supra a necessidade do espaço.
- Certificação
Antes de selecionar um painel, verifique se ele possui dois certificados essenciais: o do INMETRO, que garante a existência de uma empresa no país que se responsabilize pelo produto, e o IEC 61215, emitido pela Comissão Eletrotécnica Internacional, que atesta que o item atende a requisitos de durabilidade, desempenho e segurança aprovados mundialmente.
Criamos o projeto de energia solar ideal para você!
Se você quer contar com todo o apoio de profissionais qualificados e experientes para aderir à energia solar, conte conosco.
Aqui, na Helos+, oferecemos soluções práticas, seguras e acessíveis para que você tenha todos os benefícios dessa fonte energética. Saiba mais!